Pense e Acontecerá? - o que está por trás deste pensamento

Olá, tudo ótimo?

Você já ouviu falar que o pensamento positivo lhe ajuda a realizar seus objetivos?
Mas, será se realmente funciona?

Agradeço por sua resposta.

Desde o lançamento do livro e filme O Segredo, de Rhonda Byrne, muito se fala que para conseguir realizar algo, basta acredita e tudo vai dar certo. O incrível é que parece que para algumas pessoas isso realmente funciona. Mas, Por que?

De onde vem essa ideia de que para conseguir conquistar algo, basta pensar positivo?

No início do século XX, um jovem estudante de jornalismo foi desafiado a descobrir qual era o segredo das 500 pessoas mais ricas dos EUA. Napolleon Hill, esse jovem estudante, aceitou o desafio de Andrew Carnagie, que se encarregou, pessoalmente, de conseguir colocar o estudante em contato com essas pessoas de muito sucesso a época.

Napolleon Hill passou 25 anos investigando e estudando cada pessoa que lhe fora apresentada, com a finalidade de descobrir como elas conseguiram enriquecer, apesar de qual situação vivesse ou grau de instrução tivesse.

Após 25 anos de entrevistas, pesquisas e registro, ele entendeu que todos tinham uma mentalidade diferenciada, mas que eram pessoas comuns, que agiam independentemente do medo ou da circunstância, e que utilizavam seus pensamentos a seu favor.

Com os registros de todos os entrevistados, entre eles Henry Ford e Thomas Edison, Hill escreveu algumas obras que ensinavam o segredo por trás da genialidade de cada um dos seus entrevistados. O seu primeiro livro foi "A Lei do Triunfo". Um livro onde ele revela treze segredos das pessoas de sucesso. O como o tema deste artigo já diz, vamos explorar este segredo, o pensamento!

Um grande diferencial de uma parte da população, que coincidentemente são as realizadoras, é pensar em algo que deseja alcançar ou conquistar e ter a certeza absoluta que vai conseguir. Observe que eu disse CERTEZA ABSOLTA que irá conseguir. Para esta parcela da população não há dúvidas de que irão conquistar ou realizar. Então, quer dizer que elas não tem nenhuma dúvida? Não estou dizendo isso, mas que quando se trata de conseguir realizar algo, elas rejeitam a dúvida e ficam com a certeza absoluta.

Mas você pode perguntar: Então, como elas sabem como irão realizar? - E aqui está um grande segredo, elas não sabem como irão realizar, elas apenas sabem que vão. O como irá se apresentar.

Quando Henry Ford decidiu fazer um motor com 8 cilindros em um mesmo bloco, todos os envolvidos no projeto afirmaram que era impossível, que não existia nenhuma possibilidade de isso se realizar, e Ford apenas afirmou que existia uma maneira, bastava descobrir qual era. Vejam, que Henry Ford tinha a convicção plena que o projeto era possível de realizar, talvez até ele já o visse pronto, mas ainda não sabia como. Passou mais de um ano de tentativas e erros, até que o projeto do motor de 8 cilindros ficou pronto, e revolucionou o mercado.

Uma mãe decidiu que iria ajudar o filho a conseguir o emprego que tanto desejava, mas que não conseguia por falta de experiência e qualificação. Ela impregnou tanto a mente dela que iria ajudar o filho, que desenvolveu o portfólio da empresa onde o filho desejava trabalhar, com informações detalhadas da empresa e de seus concorrentes e entregou ao filho. Quando este foi a empresa para uma entrevista e apresentou o portfólio, foi imediatamente contratado, pois a iniciativa de levar estas informações foi extremamente valiosa para o crescimento da empresa. Desta forma, a mãe não só realizou o que desejava, como também conseguiu uma excelente fonte de renda, pois muitas pessoas a procuraram para que produzisse um portfólio de outras empresas.

O próprio Napolleon Hill, utilizou essa crença incondicional de que iria encontrar uma maneira de ajudar o seu filho a escutar, já que ele tinha nascido com uma deficiência auditiva. Hill tinha muita certeza que iria conseguir, mas não sabia como. Ele estudou e pesquisou. Levou seu filho para várias consultas e exames, todos sem sucesso. Até que um dia, brincando com seu filho, ele falou com a criança com a boca encostada atrás da da cabeça, próximo da orelha da criança, e percebeu a reação imediata do seu filho. Foi então que ele descobriu a maneira de ajudar seu filho a escutar os sons do mundo e isso se tornou uma fonte de pesquisa para solucionar o problema auditivo de seu filho, sendo desenvolvido um novo aparelho que o fez começar a escutar.

Napolleon Hill tem vários livros excelentes que falam mais sobre este assunto, mas ele não é o único a explorar este tema, que virou filme de grande repercussão e sucesso, trazendo a tona a ideia de pensar no que se deseja para conseguir. O Segredo, atraiu milhões de pessoas para descobrir e utilizar esta ferramenta.

Mas, como isso funciona, parece um tanto quanto insano acreditar que o simples pensamento irá lhe auxiliar a realizar o seu grande projeto. Parece mesmo, mas como foi dito não é pensar que pode conseguir, e sim pensar no que deseja e ter a certeza, desejo ardente, dentro de você que irá alcançar.

No entanto, é possível perceber que este ensinamento é bem mais antigo do que podemos imaginar. Não sei qual sua religião, ou se não tem religião alguma, mas a Bíblia já traz este ensinamento há milhares de anos. Veja, quando se lê o evangelho de Mateus, capítulo 21, versículo 21-22 – “21-Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito;
22- E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.” – O que podemos retirar desta passagem, se não o ensinamento de que tudo que sua mente conceber e acreditar de coração, alcançarás.

Quando você inunda sua mente com a certeza de que já conseguiu realizar o que deseja, essa emoção vibra dentro de você, fazendo com que sua mente trabalhe buscando uma maneira de realizar. Mas isso se dá a nível de subconsciente, e por isso você nem percebe o que está acontecendo, você não identifica o processo da realização, e talvez por isso seja tão louco acreditar que é possível.

T. Harv Eker, autor do livro “Os Segredos da Mente Milionária”, fala muito de que tudo na vida é energia, e que você é energia, em movimento ou parada, crescendo ou morrendo, não faz diferença, continua a ser energia. E esta energia vibra em frequências, essa energia se movimenta, e quando está em movimento está num processo de crescimento, mesmo que não saiba.

Então, como ele aborda em seu livro, as coisas no mundo se concretizam em vários “mundos”, e um deles é invisível. E qual é esse “mundo invisível”? É a nível de pensamento. Pois todas os objetos que foram construídos no mundo real, e que você hoje se beneficia de utilizá-los, primeiramente foi criado no pensamento de alguém, até que um dia ele criou forma. Desta maneira, o que você pensa pode sim criar forma física e real.

Agora, você percebe que tudo que falamos é que você pode realizar o que pensa e acredita? Pois é, mas não diferenciamos os pensamentos positivos dos negativos. Como diz a passagem bíblica: “...tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.”. Ou seja, se pedirdes solidão, doença, apatia, falta de dinheiro, de amigos e de saúde, acreditando receberás!

Então, saber que sua mente subconsciente é realizadora, é de fundamental importância para que você possa observar seus resultados, pois como T. Harv explora em seu livro, não é possível modificar as frutas de uma árvore mexendo nas frutas, é preciso trabalhar na raiz. Se você não gosta dos frutos que está colhendo hoje, é preciso mudar a semente que está plantando.

Semente brotando

E, quando lembramos de semente, também podemos nos remeter a bíblia, que, em Lucas 8,5, retrata a parábola do semeador, que saiu a semear suas sementes e que encontrou vários tipos de solos, uns secos, outros espinhosos, e também um bom solo, que deu frutos. Então, se prestarmos atenção, estes ensinamentos já veem sendo realizados a bastante tempo, sendo necessário, talvez, um pouco menos de desconfiança e crítica, e um pouco mais de entrega.

Veja bem, você pode até não acreditar que exista esse “poder” realizador dentro de você, mas por via das dúvidas, vigiai seus pensamentos, pois se seus pensamentos forem mais negativos do que positivos, é provável que você esteja passando por momentos de dificuldades para conseguir superar seus obstáculos, pois sua mente está inundada em um mar de problemas, e como “onde você foca expande”, quanto mais problemas você focar, maiores eles aparentarão ser, dificultando você de encontrar solução.

Acreditando que você compreendeu a importância dos seus pensamentos no seu dia a dia, entendendo que os resultados colhidos são consequências das sementes plantadas em seu fértil solo chamado mente, deixamos este artigo como uma fonte de reflexão, pois você sempre terá opções a escolher e seus resultados serão consequências dessas escolhas.

Então, se é para pensar, pense que é possível realizar e acredite que é possível, deixe que a maneira ou o como realizar, surgirá com o tempo.

Deixamos abaixo algumas sugestões de leituras já citadas neste artigo, e não citadas também. Espero que tenha gostado do artigo, foi escrito com muito amor e esperança de lhe auxiliar, assim como me auxiliou.

Deixe seu comentário, teremos muita satisfação em interagir com você.

Forte Abraço

Referências Bibliográficas:

Napolleon Hill: A Lei do Triunfo; Pense e Enriqueça; A Escada para o Triunfo
T. Harv Eker: Os Segredos da Mente Milionária
Rhonda Byrne: O Segredo