Culpa ou Responsabilidade

Olá, tubo bem?

Culpa

Quantos de vocês já se bloquearam de fazer algo por ficar se culpando? E quantos de vocês já ficaram buscando um culpado ou apontando um culpado para algo que aconteceu?
Agradeço por sua resposta!

Quantos de vocês tem dificuldade de pedir desculpas? E quantos de vocês, acha natural pedir desculpas quando comete algum erro?

Em seu cd, ao cantar a música Aquarela, Pe. Fábio de Melo fala que "a culpa nos paralisa", e pensando nisso e em alguns fatos ocorridos que vamos abordar este tema hoje.

A sociedade evoluiu para um período onde exige-se mais de cada pessoa, tanto na área pessoal como na profissional, e os erros estão sendo cada vez mais penalizados, parece que a humanidade está diminuindo.

Mas alguns pressupostos dizem que para todo comportamento humano há uma intensão positiva e que , o ser humano tem o direito de errar.

Aceitando isso como verdade, pode-se observar que buscar culpados para os acontecimentos apenas leva ao ressentimento, ou seja, buscar sentir novamente o que aconteceu. 

Pesquisando o significado no dicionário (https://www.dicio.com.br/culpa/), tem-se como resposta que culpa é: "Responsabilidade por uma ação que ocasiona dano ou prejuízo a outra pessoa; Sentimento doloroso de quem se arrependeu de suas ações;". Então, observe bem que o próprio significado impõe uma carga emocional (Sentimento Doloroso) sobre esta palavra, e isto se reflete no comportamento de quem assume a culpa ou procura por ela, seja em si ou em outro.

Mas, para que você está buscando sentir esta carga emocional? Para sentir-se vítima? Para ver que fez sua parte? Não importa a resposta, ao sentir novamente esta culpa, você estará vivenciando novamente o fato, e muitas vezes ficando preso a ele.

Tanto na esfera profissional, quanto na pessoal, culpar alguém não resolve muito, apenas paralisa a pessoa e a faz sentir-se mal, mas que medida corretiva ou reflexiva ela pode ter? É neste ponto que destaca-se a importância da Responsabilidade. 

Diferente da culpa, a responsabilidade traz uma carga de reflexão, possibilitando a pessoa que se observe o comportamento danoso, o problema causado e como corrigir ou pelo menos evitar que se cometa novamente o mesmo erro. 

Responsabilidade

De acordo com o dicionário, Responsabilidade significa o "dever de arcar, de se responsabilizar pelo próprio comportamento (...). [Por Extensão]  Sensatez; competência para se comportar de maneira sensata." (fonte: https://www.dicio.com.br/responsabilidade/)

Sendo assim, a responsabilidade lhe dar oportunidades, trazendo consigo a sensação de reflexão. Pedir desculpas não é vergonhoso, nem tão pouco é para pessoas pequenas e fracas. É um gesto de pessoas grandes, pois só quem é grande tem a capacidade de observar seus próprios erros, pedir desculpas e refletir o que pode ser feito deste momento em diante.

Substitua a culpa pela responsabilidade! o que parece ser algo simples demais, lhe trará uma grande diferença na carga emotiva. Isso lhe trará mais leveza no seu dia a dia.

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Forte Abraço